Com vídeos especiais e lineup incrível, Montreux Jazz Festival chega a sua 52ª edição

Com vídeos especiais e lineup incrível, Montreux Jazz Festival chega a sua 52ª edição

O que faz um festival perdurar por décadas? Não sabemos exatamente, já que algumas características intrínsecas a uma geração acabam não fazendo mais sentido a outras. Mas uma coisa é certa: o Montreux Jazz Festival sabe qual é o segredo, uma vez que está chegando a sua 52ª edição.

Embora sejam muitos os pontos que fazem do Montreux Jazz um festival querido por tantos anos, é possível destacar alguns detalhes que colaboram para esse sucesso. E um deles é justamente o quanto o evento sabe se modernizar na maneira de dialogar com o público.

Há alguns anos, o Montreux Jazz investe no audiovisual como marketing para atrair a atenção do público, seja com vídeos especiais anunciando o lineup do festival, entrevistas exclusivas com os artistas, resumos no estilo “Best Of” de edições anteriores, entre outros materiais que instigam a curiosidade comparecer nesse festival suíço.

O Montreux Jazz Festival

O festival acontece na cidade de Montreux, na Suíça, e é um dos maiores eventos que marcam o início do verão europeu. Todos os anos, mais de 250 mil pessoas se reúnem às margens do Lago Léman para curtir um lineup que destaca o Jazz e gêneros correlacionados, mas que também traz grandes nomes do Rock, Pop, R&B, entre outros.

Estar no lineup do Montreux Jazz Festival não é para qualquer um, e por isso mesmo algumas apresentações ao longo desses 52 anos são consideradas históricas, caso dos shows de Nina Simone, Miles Davis, Ella Fitzgerald, Marvin Gaye, Prince, David Bowie e Stevie Wonder.

Surgido em 1967, o festival passou a incorporar outros gêneros musicais como o Rock já na década de 70. Já na década de 80 ele cresce em tamanho e diversidade, se tornando mais parecido com o modelo que vemos hoje.

Edição 2018

Neste ano, o Montreux Jazz Festival acontece de 29 de junho a 14 de julho. Entre os principais atrações dos mais de 400 shows que acontecerão estão Jack White, Gregory Porter, Iggy Pop, Billy Idol, Deep Purple, N.E.RD, Gilberto Gil, Queens of the Stone Age, Khalid, Nine Inch Nails, Tyler the Creator, Selah Sue e Nick Cave & the Bad Seeds.

Para mais informações, é só visitar o site oficial do festival. E se você ficou na vontade de conferir o Montreux Jazz Festival, alguns shows serão transmitidos via streaming aqui.

Soraia Alves Por Soraia Alves

Jornalista formada pela UNESP-Bauru. Trabalha com web jornalismo e cultura pop.

Posts Relacionados