Burning Man Comemora 30 Edições Com Tema Inédito - Pulso

Burning Man Comemora 30 Edições Com Tema Inédito

Burning Man, o festival transformativo mais conhecido e desejado do mundo (leia aqui: O Que São Festivais Transformativos), acabou de anunciar o tema artístico de sua edição de 2017: Radical Ritual (em português, só inverter a ordem das palavras).

Tema 2017 do Burning Man
Tema 2017 do Burning Man

O tema é um convite para que os participantes do festival liberem seus espíritos pelo deserto de Black Rock. Segundo Stuart Mangrum, diretor educacional do Burning Man, “o evento é um grande ritual, mas removido do contexto teológico. Desprovido das barreiras do dogma, o ritual passa a ser um recipiente que pode ser preenchido através da experiência direta de cada indivíduo”.

Interpretações artísticas de ritos, procissões, imagens místicas, templos, santuários, ídolos e visões são encorajadas pela produção do festival como temas para suas instalações artísticas. Não é a primeira vez que o Burning Man explora um tema, tendo estimulado em outras edições a produção estética de conceitos como o céu, o Renascimento, a astronomia, jornadas comunitárias, carnavais etc.

O que chama a atenção da comunidade Burner nesta edição são dois elementos inéditos. Primeiro, será comemorada sua 30ª realização. Segundo, a ausência – pela 1ª vez – do destaque para a instalação central que dá o nome ao festival. Sim, haverá um “boneco em chamas”, mas em 2017 ele estará dentro de um templo, criado em homenagem ao Golden Spike (elemento central que representa o marco zero da cidade temporária construída no meio do deserto).

Burning Man Golden Spike
Burning Man Golden Spike

Que seja um novo começo para um mundo carente de ideologias, reflexões profundas e compartilhamento de novos ideais comunitários.

Enquanto a gente espera, confira o vídeo doc sobre o Projeto Mangueira, primeira instalação artística 100% brasileira realizada no Burning Man. Inspire-se pelo trabalho colaborativo do crew Brazilian Burners e sinta um pouco da vibe que te espera na playa. Que venha (logo) 2017!