Pulso Recomenda: 5 Festivais Imperdíveis no Japão


Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração

[mautic type="form" id="1"]
Compartilhe esse artigo
[addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox_2jg5″]

A gente sabe que os amantes de festivais pelo mundo afora gostam mesmo é de novidades. Nesse quesito, podemos destacar um line-up de peso, reuniões de bandas que já haviam terminado há tempos, participações-surpresa durante performance de outro artista, experiências imersivas que mudam a percepção de mundo… Enfim, são infinitas possibilidades e nós, do Pulso, estamos sempre atentos às que mais saltam os olhos.

Por isso, já pensou em curtir um festival no… Japão?

É isso mesmo. Se é pra inovar, que tal do outro lado do mundo? O Japão não só possui uma cultura local riquíssima como leva bem à sério toda a indústria da música. Além disso, oferece uma organização impecável (lembra do nosso post sobre o Fuji Rock?) e uma cultura de sustentabilidade bem à frente da nossa, o que se traduz numa experiência única.

Fuji_Rock_Festival_Genta_Masuda_CC_httpflic.krpfkkEDp - 02
Crédito: Genta Masuda Creative Commons

Pensando nisso, decidimos elencar os 5 festivais nipônicos mais interessantes da atualidade. Confira a seguir.

Summer Sonic e SonicMania

Fundado em 2000, o Summer Sonic é uma verdadeira miscelânea de gêneros diversos e reúne grandes expoentes da música mundial junto a artistas locais. Esse ano, o festival será realizado nos dias 20 e 21 de agosto, em Tóquio e Osaka, respectivamente, e contará com The Struts, At The Drive-In, The 1975, Fergie, Weezer, Radiohead,  The Offspring, Elle King, Two Door Cinema Club, James Bay, entre outros, divididos por 8 palcos.

japanese2

Já o SonicMania rola sempre na noite anterior (inteira!) ao próprio Summer Sonic como uma espécie de “esquenta”. Ele surgiu da necessidade de contemplar um público mais voltado pro EDM e outros gêneros da música eletrônica. No ano passado, por exemplo, a atração principal foi Marilyn Manson.

Rock in Japan

Mais voltado pro j-rock e j-pop, o Rock in Japan se consagrou como o maior festival do país em número de entusiastas. Ele é organizado pela revista Rockin’On Japan, voltada para diversas áreas da cultura, e é sediado em Hitachi Seaside Park, em Hitachinaka, Ibaraki.

Em 2016, o evento ocorrerá nos dias 6, 7, 13 e 14 de agosto e o impronunciável line-up pode ser conferido, na íntegra, ao clicar aqui.

Fuji Rock Festival

O maior evento ao ar livre do país atende pelo nome de Fuji Rock e, este ano, será realizado entre os dias 22 e 24 de julho no Naeba Ski Resort, em Niigata. Por lá, os japoneses poderão curtir artistas como Sigur Rós, Beck, Red Hot Chili Peppers, Biffy Clyro, Ben Harper & the Innocent Criminals, Disclosure, Flight Facilities, Explosions in the Sky, Kamasi Washington e Leon Bridges.

Tudo isso é espalhado por 7 palcos principais e outros menores, sendo possível ter uma vista panorâmica de toda a extensão do local em cima de teleféricos (a “Dragondola“).

Uma curiosidade sobre o festival é que o nome dele foi dado devido à localização da primeira edição, em 1997: nas bases do Monte Fuji. Além disso, o Fuji Rock Festival é conhecido por ser “o mais limpo do mundo”, com um sistema de reciclagem incrivelmente avançado e camping bem equipado.

Ultra Japan

Dispensando apresentações, o Ultra Japan tomará forma nos dias 17, 18 e 19 de setembro, em Tóquio, mais precisamente no Tokyo Odaiba Ultra Park.

Este ano, o festival comemora sua terceira edição e já confirmou Nero, DJ Snake, Tiësto, deadmau5, Hardwell, Martin Garrix no line-up. Para entrar no clima, indicamos as seguintes leituras: Ultra Europe e o Que Esperar do Ultra Brasil

Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração
[mautic type="form" id="1"]

Cinco anos de pesquisa e conteúdo sobre a cultura dos festivais.

@ØCLB / Pulso 2020. Todos os direitos reservados