TED Talks: Os Festivais Como Agentes Transformadores de Mudanças Na Sociedade


Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração

[mautic type="form" id="1"]
Compartilhe esse artigo
[addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox_2jg5″]

Em 2012, David Binder, famoso produtor da Broadway, esteve na Austrália e compareceu a um festival local intitulado Minto Live. O projeto acontece em Sydney e consiste nos próprios moradores indo de casa em casa para simplesmente performarem algo (canto, dança, interpretação). O intuito é que eles possam dividir uma experiência única e, com isso, se aproximar como comunidade.

Família de origem indiana em performance na edição de 2011 do Minto Live. Créditos: Preston Institute.
Família de origem indiana se apresentando na edição de 2011 do Minto Live. Créditos: Preston Institute.

Em junho desse mesmo ano, Binder foi convidado pelo TED Talks para palestrar sobre suas percepções em relação à essa vivência.

Segundo ele, “festivais promovem a diversidade. Eles proporcionam diálogos entre os vizinhos, aumentam a criatividade, oferecem oportunidades de orgulho cívico e desenvolvem nosso bem estar psicológico num geral. Resumidamente, eles tornam as cidades melhores locais para se viver”.

O produtor se mostra muito surpreso com o poder de integração de um festival e revela acreditar que esse tipo de evento motiva e encoraja as pessoas, transformando-as. Para ele, é uma chance ímpar de aprender a lidar com o outro e melhorar a convivência social. Em larga escala, os efeitos desses momentos compartilhados se refletem em melhorias do bairro e da cidade, alcançando até o âmbito global. 

Em sua palestra, David também cita companhias como a argentina De La Guarda, produzida por ele, onde os artistas se apresentam pendurados por cordas e cabos e misturam dança com acrobacia, psicodelia, efeitos visuais e, é claro, interação com a platéia, e o Rimini Protokoll, coletivo alemão que é famoso por trabalhar com pessoas “comuns”, ou seja, que não são atores ou cantores, e apresentar alguma reflexão social. O exemplo dado corresponde a um projeto específico do grupo no qual 100 pessoas de determinada cidade foram escolhidas para dividir histórias e vivências pessoais com a público, representando a sociedade naquele momento de maneira diversificada.

"100% Paris", do Rimini Protokoll.
“100% Paris”, do Rimini Protokoll.

 

De La Guarda durante apresentação em Cannes, França, em 2008.
De La Guarda durante apresentação em Cannes, França, em 2008.

Outro projeto destacado é a companhia de teatro de rua Royal de Luxe, que utiliza marionetes gigantes em suas performances pelo mundo.

Royal Deluxe se apresentando em Berlim, Alemanha, em 2009.
Royal Deluxe se apresentando em Berlim, Alemanha, em 2009.

Vale lembrar que o produtor não tira o mérito dos antigos modelos de festivais em momento algum, porém enaltece os que promovem experiências imersivas (como o Burning Man, o Lightning in a Bottle e tantos outros que já citamos por aqui) e que visam a quebra de barreiras entre o artista e o público. Para ele, o importante é o engajamento das pessoas e a relevância dada a elas para o sucesso e evolução do evento.  Se sentir parte essencial de algo, segundo ele, revela resultados cada vez mais benéficos. 

Para conferir o interessantíssimo TED Talk de David Binder na íntegra, basta dar play.

 

Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração
[mautic type="form" id="1"]

Cinco anos de pesquisa e conteúdo sobre a cultura dos festivais.

@ØCLB / Pulso 2020. Todos os direitos reservados