Sónar Comemora 25 Anos Com a Campanha Mais Criativa de 2018


Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração

[mautic type="form" id="1"]
Compartilhe esse artigo
[addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox_2jg5″]

Sónar é um festival de música, criatividade e tecnologia que acontece em Barcelona desde 1994. Se você é leitor do Projeto Pulso, sabe que é também um de nossos festivais favoritos de todos os tempos.

O Sónar não só é uma referência em curadoria musical, mas também em criatividade e arte em suas campanhas de comunicação. Para 2018, pelo menos para nós, o evento catalão já ganhou o prêmio de “campanha do ano“.

Foto: Divulgação

Nos últimos 24 anos, o Sónar dedicou-se a promover o que há de mais avançado na produção musical no mundo. Para celebrar seus 25 anos, o festival extrapolou os limites da Terra, orientando uma antena para o espaço sideral, com o objetivo de fazer um primeiro contato com uma vida inteligente extraterrestre.

Pode parecer brincadeira, mas é coisa séria. Em colaboração com o Instituto Catalão de Estudos Espaciais com o METI International, 33 artistas foram convidados para produzir trechos de música que serão lançadas através do espaço em direção ao GJ273b, um potencial planeta habitável, a 12.4 anos-luz do nosso planeta.

Isso significa que – em 25 anos – podemos vir a receber uma resposta de uma civilização alienígena (ou menos, se alguma vida inteligente interceptar e decodificar os sinais antes).  

Especificações técnicas sobre o envio das músicas e um convite para produtores musicais comporem e enviarem suas próprias obras estão disponíveis no site do festival.

Mais Que Um Tema Bacana, Um Entendimento de Mundo Pela Arte 

Os temas das campanhas do Sónar sempre foram pensados de forma criativa e artística. Na maioria das vezes, tecendo críticas inteligentes e contemporâneas, como a sarcástica campanha das “famílias mijadas” ou a dos seres da natureza que transformam em serragem objetos de ouro (um claro questionamento sobre a sociedade do consumo)

Foto: Sónar Images

Em tempos de Trump, Brexit, refugiados e o aumento de movimentos separatistas na Espanha, é curioso perceber como o Sónar busca uma solução para os problemas mundanos olhando para o Espaço. É quase como um grito de socorro. Inteligente, perspicaz e velado. Um Zeitgeist para este momento tão conturbado.

Parabéns, Sónar! Arrebentou mais uma vez. Guarda um lugar pra gente no GJ273b.

Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração
[mautic type="form" id="1"]

Cinco anos de pesquisa e conteúdo sobre a cultura dos festivais.

@ØCLB / Pulso 2020. Todos os direitos reservados