As Experiências Musicais do Ultra Brasil 2017


Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração

[mautic type="form" id="1"]
Compartilhe esse artigo
[addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox_2jg5″]

Entre os dias 12 e 14 de outubro acontece a 2a edição do Ultra Brasil, mais uma vez no Sambódromo, no Rio.

Depois do grande sucesso em 2016, o festival retorna à cidade maravilhosa trazendo boas surpresas musicais e artistas de diferentes segmentos como headliners. Dessa vez, tirando um pouco o foco apenas da música mainstream e trazendo mais pra perto o techno e o trance, que serão tão protagonistas quanto a EDM.

Quem não lembra, o Ultra já aconteceu em São Paulo em duas edições com o nome de sua antiga marca, UMF (Ultra Music Festival). A segunda edição, em 2012, foi mais lembrada pelo show do extinto trio Swedish House Mafia no Brasil, primeiro realizado no Brasil.

Nessa edição o festival não está trazendo os principais artistas brasileiros como atrações principais, o que era muito esperado pelo público e foi bastante questionado nas redes sociais (esperava-se Vintage Culture, Ftampa, Chemical Surf, Cat Dealers, Felguk, Anna e Alok, que cancelou sua apresentação de última hora). Mas o Ultra não deixou de escalar alguns dos nomes nacionais mais importantes e influentes no momento para o line-up. Bhaskar, Sevenn, Vinne, Illusionize, Marcelo CIC, Dubdogz, Flow & Zeo, Blancah e Victor Ruiz estarão transitando entre os 3 palcos – Ultra Mainstage, Resistance e UMF Radio. Além disso, veremos o back 2 back inédito entre o DJ Meme e Rodrigo Vieira, duas grandes personalidades da cena eletrônica nacional há mais de 20 anos.

Foto: Ultra Brasil

Dos artistas comerciais, encabeçam a lista David Guetta, Alesso, Marshmello, Nicky Romero, W&W e Steve Angello que vão tocar música pop, grandes hits de várias épocas, muitos mash-ups e diferentes sonoridades comerciais. Já foi confirmada até a participação especial de Anitta durante o set do Alesso. Pra quem ainda não sabe, eles lançarão em breve a música “Is That For Me” e passaram a semana juntos gravando o clipe. Esse momento certamente ficará marcado como um dos mais inesperados já ocorridos em um festival de música eletrônica no Brasil, e gostem ou não, será sempre lembrado. Assim como Hardwell, quando tocou o hit de funk “Baile de Favela” em sua tour pelo Brasil durante o Carnaval em 2016.

O trance está em grande evidência novamente e voltou a ter força no mercado nacional. E assim o Ultra Brasil está trazendo também alguns dos principais nomes mundiais. Do tradicional trance, como podemos chamar, temos Armin, Above & Beyond e Gouryella (antigo projeto do DJ Ferry Corsten que lançou hits como “Walhalla e “Gouryella”). Do psy trance temos Skazi, Paranormal Attack, Feio e muitos outros. O DJ carioca Roger Lyra, que passou a fazer sets apenas de trance em festivais e eventos open air, está também no line-up do palco UMF Radio, que vai centralizar grande parte dos artistas do segmento no segundo e no terceiro dia do festival.

Foto: I Hate Flash

E não foi dessa vez que Eric Prydz veio ao Brasil como cogitado no início do ano, mas em compensação vamos ter a dupla londrina Sasha & John Digweed. Os dois são os dois nomes mais importantes do progressive house mundial, que fizeram história dos anos 90 pra cá e ficaram conhecidos por lançar diversas coletâneas pelo selo Renaissance. Juntos eles são muito mais conhecidos por suas históricas apresentações do que por músicas lançadas individualmente. Já Sasha é o produtor de um dos maiores hits da música eletrônica mundial, a música “Xpander“.

O palco Resistance traz mais uma vez grandes nomes do techno como Paco Osuna, Popof, The Martinez Brothers, Joseph Capriati, Adam Beyer e Richie Hawtin, que tocarão num espaço incrível virado para o viaduto do Sambódromo.

Foto: Ultra Brasil

Abaixo uma lista de algumas músicas que certamente vamos ouvir por lá. Do hit de house do ano “Cola”, à música pop “Mi Gente” com seus milhões de plays, diversos remixes e bem “charteada” em todo o mundo. E alguns remixes das clássicas “Plastic Dreams”, “Domino” e “I Feel Love” de Donna Summer, que tem sido  algumas das músicas mais tocadas pelos DJs escalados para essa edição. Confira:

Camelphat & Elderbook – Cola

Chemical Surf – Hey Hey Hey

J Balvin – Mi Gente

Armin Van Buuren – Dominator

https://www.youtube.com/watch?v=NQLD6-sdIaI

Tiesto & Sevenn – BOOM

Eric Prydz – Opus

Oxia – Domino

Jaydée – Plastic Dreams

Yeah Yeah Yeahs – Heads Will Row

Donna Summer – I Feel Love

Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração
[mautic type="form" id="1"]

Cinco anos de pesquisa e conteúdo sobre a cultura dos festivais.

@ØCLB / Pulso 2020. Todos os direitos reservados