10 Lições de Vida que Aprendemos com os Festivais


Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração

[mautic type="form" id="1"]
Compartilhe esse artigo
[addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox_2jg5″]

Festivais oferecem o cenário perfeito para auto-exploração e o crescimento pessoal. Deixamos nossos egos e problemas em casa, dançamos juntos, ficamos mais conscientes e curtimos todos os momentos.

Os festivais são tão inebriantes que nos fazem pensar: “Por que todos os dias não podem ser como os de um festival?”

Na real, pode sim, se você aplicar as lições de vida que funcionam tão bem por lá para o seu cotidiano. Aqui estão as dez lições de festival que levamos para a vida:

Conheça o Seu Vizinho

Apesar de estarmos mais conectados do que nunca via mídias sociais e tecnologias avançadas, nós também estamos nos distanciando cada vez mais na hora de construir laços físicos mais fortes com aqueles que vivem mais próximos de nós. Festivais são por definição comunidades em que todo mundo é um amigo que você ainda não conhecia. Por que não levar isso para a vida? Esqueça o smartphone por um momento e olhe mais para o seu redor.

Sempre aprenda algo novo

Festivais muitas vezes nos dão chances para ganhar novos conhecimentos e habilidades através de oficinas e workshops. De dança indiana à cerâmica, nós abraçamos essas oportunidades de aprender sem o mesmo medo do fracasso que muitas vezes nos atrapalha em nossas vidas diárias. Mas essa bravura não tem de ser apenas uma coisa de festival. Aprecie o processo de aprendizagem e não se deixe levar pela derrota. Se você nunca falhou, então você provavelmente não está assumindo riscos suficientes. Não é só aprender algo novo, e sim expandir suas habilidades, além de também poder conhecer pessoas novas, melhorar a sua confiança em si e ampliar os seus horizontes.

Aprecie mais o ar livre

A sensação de liberdade, o contato transparente com a natureza, principalmente quando temos campings, e a adoração ao ar livre são uns dos grandes atrativos na maratona de festivais. Mas você não precisa esperar este tempo todo para criar essa adoração ao ar puro, basta apenas se esforçar mais em construir alternativas onde você e seus amigos possam desfrutar do ar livre. Afinal, estar ao ar livre pode ajudar a baixar os níveis de estresse, estimular exercícios e um contato mais claro e direto com amigos e familiares.

Seja você mesmo

O que tem nos festivais que nos ajudam a ser verdadeiramente nós mesmos? Você está coberto de maquiagem vibrante e envolto em trajes, ou dança como se ninguém te observasse. Tudo em festivais grita por liberdade e auto-expressão. Nós não estamos dizendo para você trabalhar com uma bota de pena brilhante e suas melhores calças psicodélicas, mas não deixe que a vida diária ofusque o seu brilho. Tenha confiança para se expressar e não tentar ser alguém só para agradar terceiros. Há apenas um de você no mundo – seria uma pena desperdiçar isso.

Gaste o seu dinheiro sabiamente

Afinal, não é só em festival que você deve pensar economicamente para que nada falte para você. Organize-se, use planilhas de controle financeiro, conte seus tokens. Te garanto que o café da padaria da sua esquina será mais gostoso do que o carérrimo servido no Starbucks.

Nunca é tarde demais para se divertir

Quando você é criança, gasta muito tempo brincando (Êh saudades!). mas quando é um adulto, nem tanto. À medida que envelhecemos, pensamos que brincar é um desperdício de tempo, especialmente quando há sempre muito trabalho a se fazer. No entanto, hobbies e jogo são importantes: eles nos dão a capacidade de nos expressarmos e nos ajuda a desenvolver novas partes do nosso cérebro, seja através da pintura, do ato de tocar música, de aprender novas habilidades ou a participar de shows.

Explore o mundo. Viaje mais!

Vivemos em um planeta tão belo preenchido com um arco-íris de diferentes culturas e os festivais de alguma forma ajudam a trazer toda essa diversidade junta. Além do festival em si, viajar é uma ótima maneira de compreender o mundo que todos nós compartilhamos. Mas se você ainda não viajar pelo mundo afora, que tal explorar o seu próprio país de origem? Vá em algum lugar que você normalmente não iria, saia com pessoas de fora de seus círculos normais de amizade. Pule fora de sua zona de conforto, como você faria em um festival.

Passe mais tempo com os seus amigos

É difícil ter tempo para todo mundo né? As prioridades muitas vezes caem pro trabalho, prx parceirxs, filhos… além das tarefas chatas do dia-a-dia. É por isso que nós amamos tanto festivais: eles são a oportunidade perfeita para recuperar o atraso com seus amigos. Mas quando você não está em um festival, ainda é importante se manter em contato com eles. Essas pessoas são seu sistema de apoio. Eles riem com você, choram com você e, provavelmente, bebem demais com você, além de ajudá-lo a enfrentar as lutas que a vida insiste em jogar no seu colo. Às vezes até mesmo um simples telefonema pode ser o suficiente para lembrar alguém que você tem a sua volta. Faça isso agora, porque não?

Seja mais eco-friendly

Festivais tornaram-se mais eco-conscientes e estão liderando no conceito por meio de exemplo como “Cuide do seu Lixo”. Que tal começar olhando para a embalagem utilizada nos produtos que você compra? É biodegradável? É reciclável? Considere a compra de itens sem embalagem em tudo. Além, é claro, de evitar o desperdício e saber onde depositar corretamente o seu lixo. Pequenas mudanças para se ter um grande futuro.

Dê asas para a sua criatividade

Nós vivemos em uma sociedade de consumo. A mídia constantemente nos diz para comprar, comprar e comprar (capitalismo selvagem, ôôôô). Mas o que se deixa de comprar e passa a se criar? Nem sempre temos que comprar o que queremos. Crie a obra de arte que você cobiça. Há um monte de ideias e tutoriais no YouTube e uma ampla variedade de disciplinas criativas online caso precise de um pouco de inspiração…

Por essas e outras que amamos festivais. <3

*Texto adaptado do ótimo website FEST300

Assine a Cápsula, nossa newsletter para mentes inquietas em busca de inspiração
[mautic type="form" id="1"]

Cinco anos de pesquisa e conteúdo sobre a cultura dos festivais.

@ØCLB / Pulso 2020. Todos os direitos reservados